A resposta social Estrutura Residencial para Pessoas Idosas é um equipamento de alojamento coletivo, com capacidade para 21 clientes, que proporciona serviços permanentes às pessoas idosas cuja problemática biopsicossocial não permita a permanência no seu meio natural de vida. É uma resposta social desenvolvida para idosos em situação de maior risco de perda de independência e/ou autonomia relativamente à satisfação das suas necessidades básicas e que expressem vontade em ser admitidos.
Esta resposta social tem como finalidade proporcionar:
A prestação de todos os cuidados adequados à satisfação das necessidades das pessoas idosas;
Estratégias de manutenção e reforço da funcionalidade, autonomia e independência, do auto cuidado e da autoestima e oportunidades para a mobilidade e atividade regular, tendo em atenção o estado de saúde e recomendações médicas de cada pessoa;
Uma alimentação adequada, atendendo, na medida do possível, a hábitos alimentares e gostos pessoais e cumprindo as prescrições médicas;
Uma qualidade de vida que compatibilize a vivência em comum com o respeito pela individualidade e privacidade de cada idoso;
A realização de atividades de animação sócio-cultural, recreativa e ocupacional que visem contribuir para um clima de relacionamento saudável entre os idosos e para a manutenção das suas capacidades físicas e psíquicas;
Um ambiente calmo, confortável e humanizado;
Os serviços de higiene pessoal e higienização da estrutura, necessários ao bem-estar do idoso nomeadamente à higiene do ambiente, ao serviço de refeições e ao tratamento de roupas;
Serviços de prevenção e despiste de qualquer inadaptação, deficiência ou situação de risco, assegurando o encaminhamento mais adequado;
Deverão ainda fomentar:
a) A convivência social, através do relacionamento entre idosos e destes com os familiares e amigos, com os colaboradores da ERPI e com a própria comunidade, de acordo com os seus interesses;
b) A participação dos familiares, ou pessoa responsável pela admissão, no apoio ao idoso, sempre que possível e desde que este apoio contribua para um maior bem-estar e equilíbrio psico-afectivo do cliente.
c) a interação com ambientes estimulantes, promovendo as capacidades, a quebra da rotina e a manutenção do gosto pela vida.
Serviços Prestados:
a) Alojamento em condições de preservar a privacidade dos utentes;
b) Alimentação;
c) Cuidados de Higiene e conforto;
d) Tratamento de roupas;
e) Higiene ambiental dos espaços individuais e colectivos;
f) Ocupação/animação, através de atividades culturais, recreativas e sociais;
g) Assistências médica;
h) Serviço de Enfermagem;
i) Acompanhamento psicossocial;
j) Assistência religiosa católica;
k) Serviço diversos/diligências
Funcionamento
A Estrutura Residencial funciona 24h por dia, todos os dias da semana, procurando proporcionar aos seus clientes todos os cuidados de higiene e conforto de que necessitam, bem como, vigilância e acompanhamento permanentes.
Horário de Visitas
Todos os dias, das 11h às 12 horas, e das 15h às 16h.
Regulamento Interno
(em atualização)
Atividades de Animação
O Centro Social Paroquial de Vinhó realiza um leque de atividades diárias com e para os seus clientes, visando proporcionar uma vida mais ativa, melhorar as relações e comunicação com os outros, promover a participação na vida da comunidade desenvolvendo a autonomia pessoal e auto-estima.
As Atividades desenvolvidas são organizadas em torno das seguintes áreas:
Estimulação física/motora;
Estimulação cognitiva/mental;
Atividades lúdico-recreativas;
Atividades culturais;
Atividades da vida diária;
Atelier Mãos à obra / “Trapos e farrapos”;
Reflexão religiosa
Atelier de jardinagem
Atelier de culinária
Atividades intergeracionais
Comemoração de datas festivas